Me "copiaram", e agora?



Eu escrevi outro post sobre esse assunto de cópias e inspirações há algum tempo, falando minha opinião e incentivando as pessoas a criarem suas próprias coisas ou no minimo terem ideias diferentes de execução do mesmo tipo de item.

Mas tenho visto tanta gente reclamando de "cópia" de roupinhas e acessórios artesanais de boneca, sendo que nada hoje em dia é 100% original. Pessoas tratando modelos e ideias que estão aí há anos como se fossem coisas novas e totalmente diferentes, só porque aquilo agora é feito em escala pra vestir uma Blythe.

Primeiro, vamos para a realidade: não existe copyright ou patente para itens de vestuário, MUITO MENOS DE BONECA. Fora que a maioria dos moldes são padronizadas (afinal, gola é gola, manga é manga e o corpo da boneca é o mesmo pra todas) mesmo que cada costureira crie o seu próprio.

É chato ver alguém fazendo algo parecido com o seu? É sim, mas acontece e sempre vai acontecer. Livre concorrência é assim, todos tem direito de escolher de quem comprar e o mesmo produto pode - e deve - ser oferecido por mais de um fabricante.

E isso não vai tirar seus clientes nem seu espaço. É somente o seu ego falando mais alto do que a razão. Se cópia fosse assim tão prejudicial, as costureiras famosas não teriam filas enormes de espera e nem venderiam seus produtos a preços tão altos.

Quem gosta das suas coisas vai continuar comprando as suas e quaisquer outras que achar bonitas. Trate de fazer um produto de qualidade, preço justo e tratar bem seus clientes, que eu garanto que nunca vão te faltar encomendas.

E vamos convir, TANTA gente coleciona boneca.... e se fosse somente uma pessoa que fizesse um tipo de roupa/acessório? Imagina se não houvessem outras opções? Se você quer um vestido modelo X, tem que comprar somente de tal lugar ou fica sem?

Minha coleção de vestidos "Ghost" para Blythe.
Imagina se eu só pudesse comprar o mesmo modelo da mesma loja?

Fora outra coisa que vejo por aqui: parece que brasileira só implica com cópia de brasileira. Vejo um monte de gente no Brasil se baseando em peças gringas e ninguém fala nada, mas se uma faz algo parecido com outra aqui no país, vira uma briga danada.

Olha, eu sou super a favor de criatividade, de cada pessoa tentar fazer suas próprias coisas e ganhar seu sustento de forma honesta. Mas também não vamos exagerar e achar que, só porque você colocou um detalhe diferente em um modelo de roupinha, você inventou a roda e ninguém mais pode fazer algo parecido. Tudo tem limite.

Comentários

  1. Gostei do post.
    Concordo com você, quando a cópia é aqui no Brasil vira uma bagunça!
    Cópia é realmente um assunto delicado e super extenso, gostei de ver ele num blog (:
    Beijos, sucesso.
    http://pandainvertido.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas