Estúdio portátil para fotografia


Olá, pessoas! Uma das coisas que prometi foi um post ensinando como montar um estúdio portátil para tirar fotos internas. Afinal, nem todos conseguem levar as dolls ao a livre para fotografar, ou só têm tempo para fazê-lo durante a noite, quando a luz natural já se foi. O estúdio portátil, portanto, é uma boa solução para fotos noturnas ou em ambientes fechados.

Você vai precisar de:

- uma caixa de papelão grande (aquelas que vêm eletrodomésticos grandes, por exemplo) ou uma caixa transparente grande (aquelas caixas organizadoras de plástico que a gente acha em lojas de materiais de escritório). A medida da caixa deve ser de 40cm x 60cm, ou maior;
- Estilete e/ou tesoura;
- Papel manteiga ou vegetal (para forrar a caixa por fora e difundir a luz);
- Fita adesiva (para colar o papel na caixa);
- Fundos variados (pode ser papel color set, cartolina colorida, E.VA., papel de presente, papel de scrapbook, tecidos);
- 2 luminárias com lâmpada fluorescente (a lâmpada tipo incandescente esquenta muito, não é indicada).


Foto de Cristiane Satie


Como montar seu estúdio:

Se você estiver usando a caixa de papelão, você terá que fazer aberturas nas laterais e na parte de cima da caixa utilizando um estilete ou uma tesoura. Essas aberturas serão cobertas com o papel manteiga ou vegetal (o importante é o papel ser translúcido), com ajuda de fita adesiva. No caso da caixa de papelão, eu recomendo o papel vegetal, que é mais resistente. Você também pode reforçar a estrutura da caixa com arame se achar necessário, mas o papelão costuma ser firme.

  Foto por Cristiane Satie

Foto por Cristiane Satie

Já com a caixa de acrílico, é bem mais fácil. Basta colar o papel manteiga ou vegetal nas laterais e no topo, usando fita adesiva. O papel manteiga/vegetal vai agir como difusor de luz, evitando que a luz da luminária fique focada em apenas um ponto, melhorando a iluminação da foto. Posicione as luminárias nas laterais da caixa, movimentando de acordo com a sua vontade e intenção de iluminação. Você também pode posicionar uma luminária no topo da caixa, por exemplo. Selecione um papel interessante (pode ser laminado, estampado, liso) e fixe no "chão" e no "fundo" da caixa.

 

 Posicione a sua doll dentro da caixa, ligue as luminárias e pronto. Basta fotografar.

Foto por Cristiane Satie

  Dicas:

- Quem for mais animado, pode montar cenários dentro da caixa... como quarto, sala... tudo para deixar a foto mais interessante.
- Tire bastante fotos no começo, para testar a iluminação, foco, posição da doll. Tirar boas fotos é uma questão de treino e insistência. Quanto mais fotos você tirar, mais opções vai ter para escolher e postar. Afinal, você não precisa postar todas as fotos que tira, escolha sempre as melhores.
- Para aumentar ou diminuir a iluminação dentro da caixa, aproxime ou afaste as luminárias. Algumas fotos ficam melhor com mais luz, outras com menos.
- Você pode brincar com as cores. Use papel celofaine colorido entre a luminária e a caixa, assim você cria luzes tonalizadas e ilumina o ambiente de acordo com a sua vontade.
- Você pode usar espelhos ou papel/tecido branco para refletir a luz e iluminar objetos que ficaram na sombra.
- Cuidado ao fotografar objetos muito reflexivos (como dourados e prateados), eles pode refletir coisas indesejadas (como você mesmo, segurando a máquina fotográfica). A não ser que essa seja a sua vontade.

Quem se aventurar a fazer um em casa, conte sua experiência! Qualquer dúvida, perguntem nos comentários.

Agradeço carinhosamente à Cristiane Satie (Ice Dolls), por ceder as fotos do tutorial para esse post.

Comentários

Mais visitadas